quarta-feira, 15 de julho de 2009

Igreja de Santa Comba (Bande, Espanha)

De férias há sempre a oportunidade de conhecermos locais surpreendentes, e monumentos cuja história se revela bem interessante.
Este foi o caso… procurámos aquele local, que estava assinalado na nossa lista, e na estrada principal lá estava a sinalética – Igreja Visigótica. Resolvemos arriscar!
No local estacionámos, uma rua estreita fica por cima da Igreja e telefonámos ao contacto indicado, que prontamente se deslocou ao local.
A Igreja localiza-se na província de Ourense, concelho de Bande, comarca de Baixa Limia. A igreja estaria já construída no século VII, quando foi reconstruída e agregada ao Mosteiro onde foram guardadas as relíquias de S. Torcato. O Mosteiro terá sido abandonado no século IX.
De fora vê-se o pequeno e sólido edifício em pedra de granito. A Igreja corre por volumes diferentes e simples na decoração. No interior sentimos a sobriedade, que é transmitida pela pedra firme e pelas paredes simples que nos rodeiam.
A planta do edifício é de cruz grega, tendo na cabeceira rectangular a capela-mor com um arco albergado em duas colunas de mármore.
No tecto e paredes da nave encontramos pinturas murais do século XVI, que consubstanciam o ambiente monástico e sóbrio do local.
Outras curiosidades do local são a ara romana e o caixão (ataúde) vazio de S. Torcato, existentes nas capelas laterais.
Segundo a tradição, as pessoas recolhem o pó que se acumula no caixão de S. Torcato, pois crê-se que cura as doenças nos olhos. Interessante não é?
Sempre gostei das Igrejas simples e sérias, que nos acolhem em calma e silêncio. Esta Igreja é um bom exemplo disso mesmo. Na zona da Beira Serra existem Igrejas que aconselho que se visitem, nomeadamente as Igrejas de S. Pedro em Arganil, Avô e Lourosa. Vão ver que entendem.

Sem comentários: